Professor agrônomo José Ferreira é homenageado em solenidade no auditório da FAEA

Foto: Ascom/Faea

Na tarde de ontem, terça-feira (15), o auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) recebeu autoridades, professores, ex-alunos e representantes do setor agropecuário para uma emocionante solenidade em homenagem ao professor agrônomo José Ferreira. Referência no ensino e na pesquisa agronômica no Amazonas, o professor recebeu uma placa de reconhecimento entregue pelo presidente da FAEA, Muni Lourenço.

Ao prestar a homenagem, Muni Lourenço destacou a importância de reconhecer, em vida, aqueles que dedicaram sua trajetória ao fortalecimento do setor primário no estado. “A FAEA gostaria de prestar essa homenagem porque entendemos que a melhor homenagem é aquela feita em vida, para que a pessoa possa desfrutar desse momento de reconhecimento e gratidão. Professor José Ferreira, o senhor é um mestre na mais ampla conceituação da palavra. Formou gerações de profissionais que hoje atuam por todo o interior do nosso estado. Receba esta homenagem em nome de milhares de produtores rurais amazonenses que esta casa tem a honra de representar”, declarou o presidente.

Foto: Ascom/Faea

A trajetória do professor José Ferreira é marcada por uma dedicação incansável ao ensino, à pesquisa e à extensão rural. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado em Fitotecnia pela mesma instituição e doutorado em Botânica pela Universidade de Brasília, o professor atuou por décadas na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde foi diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, e diretor do Centro de Ciências do Ambiente. Com mais de cem orientações acadêmicas em diferentes níveis, também foi revisor de revistas científicas, consultor da CAPES e membro do Conselho Fiscal da FAPEAM.

Foto: Ascom/Faea

Seu trabalho foi fundamental para o avanço de diversas cadeias produtivas no Amazonas, como a fruticultura, o guaraná e os citros. Destacam-se sua liderança no projeto de combate à contaminação por agrotóxicos no abacaxi do Novo Remanso — que após anos de esforços registrou índices praticamente zerados de resíduos — e sua atuação no desenvolvimento da citricultura no estado, em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental e outras instituições.

Emocionado, o professor José Ferreira agradeceu pela homenagem e refletiu sobre o impacto de sua jornada: “É uma grande homenagem, feita pelo órgão máximo da agricultura do nosso estado. É uma alegria, um agradecimento eterno. A gente fica realmente emocionado, agradecido por tudo isso. Espero que esses frutos que plantamos, que esses alunos que estão virando árvores, frutifiquem para as próximas gerações. Estudem. Estudem muito. Não tem outro conselho melhor que esse. O estudo é o caminho.”

Foto: Ascom/Faea

A solenidade foi marcada por momentos de emoção e reconhecimento, com depoimentos de ex-alunos que relembraram o impacto do professor em suas formações e vidas profissionais. Frases marcantes ditas por ele em sala de aula, como a célebre analogia da pipoca, foram lembradas com carinho por seus antigos estudantes.

A trajetória do homenageado representa uma contribuição expressiva para a formação de profissionais e para o fortalecimento da agropecuária no Amazonas, como destacou o presidente Muni Lourenço, “para nós, não pode passar em branco aqueles que deram o máximo de si pelo setor primário. O professor José Ferreira é um desses exemplos”.



Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
Contato: comunicacao@faea.org.br

Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: @sistemafaeasenar
Facebook: Sistema Faea-Senar/AM

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h