Alunos do Curso Técnico em Agronegócio do Polo Manaus participam de visita técnica no Laticínio Amazon Nat, em Presidente Figueiredo

No último sábado (14), alunos do curso técnico em Agronegócio do Senar-AR/AM (Polo Manaus) participaram de uma visita técnica na sede da Fazenda Agroindustrial São José (Laticínio Amazon Nat), no município de Presidente Figueiredo. A aula faz parte da disciplina ‘segurança e qualidade alimentar’.

Os alunos foram recebidos pelo proprietário do laticínio e pecuarista, José Mário Rezende. Ele conduziu o grupo em uma visita na fazenda, mostrando os cuidados com os animais e o processo de produção dos itens comercializados pelo laticínio.


“Para mim foi uma surpresa muito grande ver todo mundo com foco no agronegócio. Tivemos uma conversa muito produtiva e quero parabenizar o Senar Amazonas por esse projeto. A única forma de nós conseguirmos alcançar os nossos objetivos é passando informação, ensinando os nossos semelhantes para termos futuros produtores e desenvolvermos o agronegócio no Amazonas”, avaliou o pecuarista.

O objetivo da visita, de acordo com a instrutora do Senar-AR/AM, Carmem Langbeck, foi possibilitar aos alunos conhecer uma agroindústria de laticínios, entender como funciona o processo produtivo e identificar quais os gargalos e desafios de se empreender em agronegócio no Amazonas. “Não é fácil empreender no Amazonas, ainda mais no setor de laticínios, mas não é impossível. Trouxemos nossos alunos para estimulá-los a serem empreendedores no futuro”, destacou.


Acompanharam os alunos durante a visita, a coordenadora de Formação Técnica do Senar-AR/AM, Ana Pimenta, o presidente do Sindicato Rural de Presidente Figueiredo, Leonardo Mississipe e o economista e responsável pelo setor de arrecadação do Senar-AR/AM, Juan Mário Daza. Também participaram da visita como convidados, os alunos Lucas Almeida e Ennore Lima do curso de zootecnia e Bezenildo Zaquil do curso de fruticultura, ambos realizados no polo Itacoatiara.

Aprendizados


A aluna do curso técnico em agronegócio, Dhulie Medeiros, se disse satisfeita com a visita porque conseguiu ver o processo desde o início até o final. “Vimos a parte da ordenha, todo o processo e todo o cuidado que eles têm pra manter essa qualidade até o produto final. Fiquei feliz em saber que existe uma indústria aqui na região metropolitana de Manaus que tem toda essa estrutura”, comentou.

Para Raimundo Clerisvan, também aluno do curso, o que mais chamou a atenção foi a forma de processamento do produto. “Tudo é feito com um sistema de controle e pasteurização muito cuidadoso. Achei muito interessante o processo e a fazenda bem organizada”, enfatizou.

Curso Técnico em Agronegócio

O Curso Técnico em Agronegócio organizado pelo Senar atende a demanda de profissionais com capacidades técnicas para gerir o negócio agrícola. O Técnico em Agronegócio formado pelo Senar é um profissional especializado na execução de procedimentos de gestão do agronegócio, que planeja e auxilia na organização e no controle das atividades de gestão do agronegócio.

Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h