CNA e Itamaraty se reúnem na COP-27

Sharm el-Sheikh, Egito (14/11/2022) – A comitiva da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que está na COP-27 se reuniu, na segunda, com o ministro Paulino Franco de Carvalho Neto, secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores, que faz parte da equipe de negociadores do governo brasileiro na Conferência.

No encontro, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Muni Lourenço, o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Antônio Pitangui de Salvo, entregaram o documento com o posicionamento do setor agropecuário brasileiro frente às questões climáticas.

Na COP, a CNA está mostrando a importância do produtor rural brasileiro neste processo e o seu compromisso com a sustentabilidade na produção, não apenas oferecendo comida e energia limpa, mas também soluções de descarbonização compatíveis com a necessidade da retomada do crescimento econômico com menos emissões.


A CNA destacou cinco temas relevantes no posicionamento para a COP-27 entregue ao governo: nova meta quantificada de financiamento climático; mecanismos focados em adaptação; adoção do plano de ação para agricultura, resultado das negociações de Koronívia; operacionalização dos mecanismos de mercado de carbono; e recomendações de ordem geral aos negociadores brasileiros.

“Ouvi as demandas da CNA e expliquei as linhas de negociação e pudemos trocar experiências e pontos de vistas. O papel do Itamaraty é defender os interesses do Brasil e dentro dos interesses do Brasil estão a agricultura e a pecuária brasileira”, disse o ministro do Itamaraty.

Também participaram do encontro o consultor técnico e jurídico Rodrigo Justus, o consultor Rodrigo Lima, o coordenador de Sustentabilidade, Nelson Ananias, e a assessora de Sustentabilidade da Faemg, Ana Paula Mello.

O documento com o posicionamento do setor também foi entregue durante o dia ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano.


Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h