Finalistas amazonenses do programa CNA Jovem participam de etapa nacional em Brasília

O Sistema CNA/Senar realizou entre sexta (22) e domingo (24), o primeiro encontro do ano do CNA Jovem Nacional, programa que está em sua 3ª edição e tem o objetivo de desenvolver e preparar lideranças para os desafios do setor agropecuário brasileiro.

O Amazonas foi representado, no evento, pela zootecnista, Luana Santiago Magalhães e pelo engenheiro de pesca, Wallon Viana, finalistas da etapa estadual realizada pelo SENAR-AM.

No total, o evento reuniu 61 jovens de 21 estados do Brasil em três dias de atividades. Na sexta (22), o grupo participou de uma visita ao Congresso Nacional e da solenidade de abertura, que contou com a presença do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara.

No sábado (23), a programação para os jovens incluiu a palestra “Uma visão do futuro da agropecuária”, com o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, uma oficina para a priorização e definição dos desafios e o início da oficina sobre Processo Legislativo.

“Participamos de uma oficina liderada pelo MBL (Movimento Brasil Livre) na qual simulámos o trabalho feito na câmara dos deputados. Fomos os parlamentares, onde tínhamos partido, comissões e criamos Projeto de Lei voltado para o setor agro, tudo isso com o intuito de desenvolver as habilidades de liderança. Tivemos que fazer as estratégias, as articulações entre os grupos para que nossa PL fosse aprovada”, contou a zootecnista, Luana Magalhães.

Domingo houve a continuação das oficinas e o fechamento das atividades e orientações da coordenação para os próximos encontros. Durante essa etapa, os participantes definiram os desafios do agro que foram trabalhados em grupos a fim de encontrar soluções inovadoras ao longo dessa edição.

“Essas propostas serão desenvolvidas no decorrer de cada encontro e durante o período entre os encontros realizaremos atividades em ambiente virtual voltado a essas propostas”, explicou Luana.

Expectativas superadas

Para os participantes do Amazonas, aprovados na etapa estadual, o encontro nacional superou as expectativas. “Estávamos com as principais jovens lideranças do agro. As atividades que foram realizadas e o convívio foram um divisor de águas. Já voltamos de lá com uma mentalidade de novos projetos e novos contatos que podem contribuir com a mudança do pensamento do agro no Amazonas. Queremos ver o agro crescer nos nossos Estado com números reais de produção agrícola, pecuária, implantando novas tecnologias, melhorando nossos sistemas de produção”, destacou o engenheiro de pesca, Wallon Viana.

“Para mim está sendo um privilégio participar deste programa. O CNA jovem proporciona além de desenvolvimento das competências de liderança, interação entre os jovens, oportunidade de conhecer as diferentes realidades de cada Estado e a oportunidade ampliar o network”, complementou Luana Magalhães.

O CNA Jovem Nacional 2019 terá mais três encontros: de 26 a 28 de abril, de 31 de maio a 2 de junho e de 5 a 7 de julho. No encontro final serão anunciados as três jovens lideranças de mais destaque e o projeto vencedor desta edição.


Texto: Comunicação SENAR-AM

Jornalista responsável: Juliana Geraldo

Contato: (92) 3198-8414

ascom@senar-am.org.br

www.facebook.com/Faea.Senar/

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h