Rede Social: FACEBOOK TWITTER Instagram Instagram

Notícias | Voltar

SENAR-AM realiza encontro do Programa CNA Jovem – 3ª edição - Etapa estadual

Data: 20/10/2018 11:56

Com o objetivo de estimular a liderança jovem e o desenvolvimento do agro brasileiro na nova geração, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional do Amazonas (SENAR-AR/AM), realizou neste final de semana (20 e 21 de outubro), o primeiro encontro da etapa estadual CNA Jovem 2018 – Jovens Liderando o Agro, no Amazonas.

Neste encontro, participaram os 10 jovens selecionados para integrar o programa, entre eles, três alunos do Curso Técnico de agronegócios da Rede e-Tec. Durante os dois dias de capacitação, os participantes conheceram mais sobre a atuação do SENAR, sobre a contextualização do programa CNA Jovem com o futuro do setor.

Eles também tiveram acesso a conteúdos diversos ligados à liderança jovem no setor rural, como palestras com os temas sucessão e liderança e a vida do líder empreendedor, além de oficina de Narrativa e Oratória. Os responsáveis pela condução da vivência foram os instrutores do SENAR-AR/AM, Mesulan Queiroz e Rodrigo Guimarães, esse último, egresso do programa CNA Jovem – 2ª edição.

Mais dois encontros estão previstos, sendo um nos dias 3 e 4 de novembro e outo no final de semana dos dias 1 e 2 de dezembro. Ao final dos encontros da etapa estadual, os três jovens com o melhor desempenho serão selecionados para integrar a etapa nacional em Brasília. O Programa é voltado para jovens de 22 a 30 anos, com nível superior ou ensino técnico, e afinidade e interesse pelo setor rural.

1º encontro

Na abertura do encontro, o presidente do Sistema FAEA/SENAR-AM/FUNDEPEC-AM, Muni Lourenço, agradeceu a confiança dos participantes no programa e falou da importância do CNA Jovem no processo de formação de futuros líderes para o agronegócio a nível estadual e nacional. “Precisamos pensar não só no presente, mas também no futuro da atividade, no futuro da liderança da classe. Para que isso ocorra de maneira positiva e eficiente, é muito importante que nós tenhamos um trabalho de formação de lideranças”, defendeu.

De acordo com Lourenço, Esse (CNA Jovem) é um dos maiores programas de liderança existentes no país, o que prova o comprometimento da CNA, SENAR e do Sistema a nível estadual, que investe recursos significativos para contribuir com a formação dos jovens.

“Vocês começam a integrar uma grande rede de comunicação que o programa mantém com jovens como vocês espalhados no Brasil inteiro. O programa tem uma capilaridade admirável. Vocês vão poder ter um crescimento pessoal e profissional muito grande a partir dessa participação. De nossa parte, vamos procurar dar apoio de maneira ampla para que o projeto deslanche cada vez mais”, comemorou.

Avaliação positiva

O egresso do programa CNA Jovem – 2ª edição, de 2016, Jean Mendes, é natural do município de Boa Vista do Ramos, no Amazonas, e deu seu depoimento durante o primeiro encontro desta etapa estadual. “O CNA Jovem, para mim, foi um divisor de águas, um momento de transformação. O nosso setor agro tem tendência de crescimento, mas para isso precisamos fortalece-lo com lideranças que possam conduzi-lo no futuro, disseminando tecnologias e conhecimentos com os produtores rurais. O programa é uma oportunidade única. É um fortalecimento pessoal e profissional”, destacou na ocasião.

Para Frank Assis, do município de Itacoatiara, a experiência na etapa estadual está sendo gratificante. “Pretendo adquirir conhecimentos pra ajudar os produtores e o sindicato da minha cidade, auxiliando a gerar emprego e renda”, afirmou.

Já, Franciene Pinheiro, de Parintins, participante do curso técnico de gestão em agronegócio da Rede e-Tec, foi indicada pela coordenação para participar do programa. “Já participei da 1ª etapa online que já me proporcionou muitos conhecimentos e uma rede de contatos e fui selecionada para a etapa estadual. Minha expectativa é grande em contribuir para o fortalecimento do setor com as características da nossa região. Tenho interesse de continuar até o fim e obter conhecimentos da realidade local para realizar propostas que sejam voltadas para nosso produtor, nossa realidade e nossas políticas públicas”, enfatizou.


Texto: ASCOM – Sistema FAEA/SENAR-AM/FUNDEPEC-AM

Jornalista responsável: Juliana Geraldo

Contato: 92 3198-8414

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

SENAR - AMAZONAS
Rua José Paranaguá n- 435, Centro, Manaus-AM
Fone: (92) 3198-8400

Portal da Transparência SENAR

Todos os Direitos Reservados