CNA E SENAR realizam encontro com federações e superintendências da região Norte, em Belém

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realizaram um encontro com os superintendentes regionais e os presidentes das federações do Norte, na sede do Sistema FAEPA, em Belém, nesta segunda-feira (9).

Coordenada pelo presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte e também presidente da FAEA, Muni Lourenço, e pelo diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o encontro tratou de diversos temas relacionados ao desenvolvimento da região. A superintendente do SENAR-AM, Jeyn's Alves, representou a regional do Amazonas durante o encontro.

A reunião foi aberta pelo presidente do Sistema FAEPA, Carlos Xavier, que destacou a reunião como oportunidade para a CNA aprofundar a compreensão sobre as questões relacionadas à agricultura e pecuária dos estados nortistas. “É pontual para abordamos as particularidades de cada regional e, sobretudo, alinharmos ações em favor dos produtores rurais da região Norte”, afirmou.

O jornalista Lorenzo Carrasco, autor do livro “Máfia Verde – o ambientalismo a serviço do governo mundial”, abordou em sua palestra o tema: “Amazônia e o cenário atual do mundo”.

O superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, falou a respeito do lançamento do aplicativo da ouvidoria do Fundo Constitucional do Norte (FNO). “Os beneficiários do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) já podem falar com a Ouvidoria de qualquer lugar usando apenas o aparelho celular, através do aplicativo criado para facilitar o contato com os gestores do Fundo”, destacou.

O presidente do Banco da Amazônia – principal agente financeiro responsável pela administração do FNO –, Valdecir Tose, comentou que a instituição responde por 63,82% do crédito de fomento no Norte do País e que, em 2017, garantiu aos empreendedores um aporte de recursos de R$ 3 bilhões, para investimentos em atividades produtivas. “Trabalhamos com o nosso foco que é o crédito de fomento com eficiência, para fortalecer as ações sustentáveis na Amazônia, sempre buscando parceria e usando as fontes de recursos disponíveis para o desenvolvimento da Amazônia”, afirmou.


No centro da foto, a superintendente do SENAR-AM, Jeyn's Alves

Acordo de cooperação técnica

Durante a reunião foi assinado um acordo de Cooperação Técnica entre a CNA e o SENAR com o Banco da Amazônia. O objetivo é ampliar o acesso dos produtores ao financiamento de crédito rural oferecido pelo banco, para aumentar a geração de emprego, fortalecer as atividades econômicas e melhorar a renda dos produtores da região Norte. Também pretende promover programas de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e de extensão rural a produtores rurais, pessoas físicas e jurídicas, financiados pelo Banco.


Texto: Assessoria de comunicação - Sistema FAEA/SENAR-AM

*Com informações da assessoria da FAEPA

Jornalista Responsável: Juliana Geraldo

Contato: 92 3198-8414

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h