Representantes técnicas do SENAR-AM conhecem programa de Aprendizagem Rural na Regional de Pernambuco

A gerente técnica do SENAR-AM, Rafaely Lameira, e a coordenadora pedagógica, Elizabeth Marques, representaram a instituição em visita à Administração Regional de Pernambuco, entre os dias 6 e 8 de fevereiro. O objetivo foi conhecer a atuação da regional pernambucana, considerada referência nacional na capacitação de jovens do meio rural.

A visita foi conduzida pela coordenadora de Treinamentos do SENAR Pernambuco, Mônica Pimentel. Durante três dias, ela apresentou as estratégias de ensino desenvolvidas pela regional, assim como os resultados da ação que já capacitou gratuitamente mais de dois mil jovens em todo o Estado.

A instituição amazonense solicitou o apoio da regional de Pernambuco com o intuito de entender o funcionamento do Programa de Aprendizagem Rural. “Viemos aqui buscar conhecimento, seguindo inclusive uma indicação do SENAR Nacional”, explicou Rafaely Lameira.


Para as técnicas amazonenses, a palavra enriquecedora define a visita técnica. “Vivenciar a realidade de como a aprendizagem é conduzida em todos os seus processos e procedimentos e verificar os resultados positivos que essa ação pode trazer é estimulante”, destacou Elizabeth Marques.


Na visita à Usina Petribú atendida pelo SENAR Pernambuco, as técnicas puderam ver o impacto da ação, tanto para os jovens, que aprendem um novo oficio e podem ser contratados no quadro funcional da empresa, quano para a Usina, que conta com mão-de-obra qualificada dentro do contexto que necessita.

Programa Jovem Aprendiz

Com a experiência, o SENAR-AM se subsidia para iniciar a implementação do Programa Jovem Aprendiz no Estado, prevista ainda para este ano. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a aprendizagem é a formação técnico-profissional ministrada ao adolescente ou jovem segundo as diretrizes e bases da legislação de educação em vigor, implementada por meio de um contrato de aprendizagem.

O objetivo é oportunizar a inserção, em condições especiais, no mercado de trabalho propiciando o crescimento profissional e o acesso ao ensino profissionalizante, sem prejuízo ao ensino regular.

Podem participar adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos incompletos, cursando o ensino fundamental ou programas de educação de jovens e adultos ou que já tenham concluído o ensino fundamental.

TEXTO: Comunicação do Sistema FAEA/SENAR-AM, com informações do Senar/PE

Jornalista Responsável: Juliana Geraldo

Contatos: 92 3198-8416

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h