SENAR-AM certifica 75 participantes do PRONATEC em Rio Preto da Eva

Na última sexta-feira (2), o SENAR-AM certificou, nesta sexta-feira (02), 75 participantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) em Rio Preto da Eva. A cerimônia foi realizada na quadra da Escola Recanto da Paz e teve a participação de diversas autoridades do município e representantes do setor primário.

Entre os participantes estiveram a coordenadora municipal do PRONATEC, Neila Lobão, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Luiz Carlos do Herval Filho e o presidente do Sindicato Patronal Rural de Rio Preto da Eva, Francisco Augusto Garcia Marques.

Foram quatro turmas, sendo duas para a formação de fruticultor (carga horária de 200h, cada), uma para a formação de agricultor orgânico (160h) e outra para horticultor orgânico (160h). Durante a solenidade, a superintendente do SENAR-AM, Jeyn’s Martins Alves, agradeceu os parceiros que apoiaram o programa e falou sobre o desafio de levar o PRONATEC para o interior do Amazonas.

“Apesar de todos os desafios logísticos e estruturais conseguimos formar mais turmas pelo PRONATEC no interior do Estado. O que desejamos é que os participantes utilizem a capacitação para aprimorar seus conhecimentos, conseguir melhorias nas suas atividades produtivas e, se possível, multiplicar conhecimentos, no futuro, para outras pessoas”, destacou.

Vitória para o município

O instrutor Eliésio Vasconcelos, que ministrou as capacitações para agricultor orgânico e horticultor orgânico, comemorou o número de participantes certificados. Segundo ele, a cerimônia representa uma vitória para os alunos e para o município.

“A dificuldade no deslocamento é muito grande devido ao período de chuva, por isso é muito bom poder trazer este conhecimento para eles aplicarem em um segmento (agricultura orgânica) que só cresce no pais. Chegar ao final da capacitação com esse número de certificados é gratificante”, ressaltou.

Já o instrutor da capacitação de fruticultor, Rodrigo Guimarães, destacou a importância do programa para os produtores do interior do Estado. “Este trabalho coordenado pelo SENAR/AM leva aos agricultores, conhecimento técnico e formação que muitos não tem e o programa (PRONATEC) vem pra somar, porque tem uma carga horaria que permite aos produtores absorver bem o conteúdo e atender a necessidade de formação técnica”, explicou.

Experiência que fica

O produtor rural, José Vilson Fernandes de Brito, 49, foi um dos certificados da capacitação para fruticultor. Ele classificou o curso como uma grande oportunidade de aperfeiçoamento profissional. “Nem todos tem a oportunidade de fazer um curso gratuito numa categoria tão especial (fruticultura). Sou apaixonado por agricultura, já trabalho na área mas fiz questão de participar para conhecer mais e também para contribuir com o município, com aqueles que dependem da comida do campo em suas mesas”, relatou.

Texto: Comunicação Sistema FAEA/SENAR – AR/AM

Jornalista Responsável: Juliana Geraldo

Contato: 92 3198-8416

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h