SENAR-AM dá início à aplicação de provas para o curso técnico em agronegócios no polo Manaus

As provas do processo seletivo para preencher as vagas do Curso Técnico em Agronegócios do SENAR para o Polo Manaus já começaram. A seleção que visa preencher 40 vagas na modalidade de aulas semipresenciais da formação de técnico de nível médio teve início no dia 3 de fevereiro, na sede do SENAR-AM.

A procura dos interessados em realizar o curso em Manaus foi recorde e com um total de 300 inscrições efetuadas em um prazo de uma semana. O Polo Manaus também foi o primeiro a alcançar o número total de inscrições disponibilizadas pelo Sistema Nacional. Nos outros 50 polos distribuídos pelo País ainda é possível se inscrever até o dia 13 de fevereiro.

As provas seguem sendo realizadas na sede do SENAR-AM, na Rua José Paranaguá, 435, no Centro da cidade, até o dia 15 de fevereiro durante todo o dia, com duas horas de duração para cada grupo de até dez candidatos.

“A prova é composta por 30 questões, sendo 10 de conhecimentos gerais, 10 de português e 10 de matemática. O aluno também deverá elaborar uma redação”, Explicou a pedagoga do SENAR-AM, Ana Cláudia Ferreira. Ela lembra que o resultado final deverá será divulgado no dia 22 de fevereiro, com início das aulas previsto para a primeira quinzena de março.

O curso

Além do polo Manaus, que inaugura este ano, o Amazonas já conta, desde 2015, com o polo de Autazes que atende a primeira turma aberta pelo SENAR. Nesta edição, o curso tem carga horária total de 1.230 horas. Realizado em parceria com o Ministério da Educação, oferece formação técnica de nível médio e foi especialmente desenvolvido com foco na população rural.

Para facilitar o acesso de quem vive no campo, além de ser gratuito, tem 80% da sua carga horária na modalidade a distância. Os conteúdos são disponibilizados na internet e reforçados por videoaulas e material impresso. Os 20% restantes da carga horária são reservados para avaliações, aulas práticas e teóricas no polo onde o aluno está inscrito.

No curso, os alunos se tornam profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. Em dois anos aprendem, entre outros aspectos, a reconhecer a realidade do meio rural e as peculiaridades das atividades produtivas do agronegócio, identificar as principais potencialidades, limitações e desafios futuros do agronegócio e das principais cadeias produtivas da agropecuária, analisar problemas em sistemas e processos de gestão e de produção agropecuária e aplicar técnicas de empreendedorismo com capacidade crítica, criativa e inovadora.

FICHA TÉCNICA

Eixo Tecnológico (SETEC/MEC): Recursos Naturais
Nome do Curso: Curso Técnico de Nível Médio em Agronegócio
Habilitação Profissional: Técnico em Agronegócio
Nível de Ensino: Técnico de Nível Médio
Modalidade de Ensino: A distância
Carga Horária Total: 1.230 horas

Duração do Curso: 4 semestres


Assessoria de Comunicação do Sistema FAEA/SENAR-AM

Juliana Geraldo

(92) 3198-8414

juliana.geraldo@senar-am.org.br

comunicacao@faea.org.br

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h