Primeira turma de FPR do ano: SENAR-AM certifica produtores e técnicos agropecuários na fabricação de derivados do leite

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Amazonas (SENAR-AM) realizou na última sexta-feira,20, a certificação de 16 participantes, entre produtores e técnicos agropecuários, no município de Autazes. Eles concluíram o curso de cinco dias em Beneficiamento Primário do Leite, que teve como instrutor o técnico em laticínios, Marco Couto.

O curso é uma promoção do SENAR-AM, mas contou com importantes parcerias como a do Sistema Sepror, do Laticínio Sabor Du Leite, que cedeu o local e equipamentos para o curso e que, juntamente com o Laticínio Autalac colaborou para a vinda do instrutor do Estado de Minas Gerais.

Durante a cerimônia de certificação, que foi realizada no quilômetro 35 da estrada AM 254, o presidente do Sistema FAEA/SENAR-AM, Muni Lourenço, falou da importância de os técnicos e produtores rurais investirem tempo e dedicação em sua capacitação profissional. “Vivemos um momento que nos mostra que nunca foi tão importante investir em tecnologias e conhecimento. A concorrência cresce e é preciso atentar para redução de custos, no caso da produção de leite. Por isso, o esforço deve ser maior no sentido de melhorar nossa competitividade, com a busca de capacitação e qualificação permanente”, destacou.

Ele também enalteceu o município de Autazes, tradicional na geração de renda pela atividade agropecuária que desenvolve. “O município de Autazes é movido a leite. São 1.500 pecuaristas, uma historia de quase 100 anos de uma bacia leiteira, em um município de 60 anos, ou seja, uma organização de produtores que é mais antiga que o próprio município. Foram os fazendeiros que doaram as terras para a instalação do município. Então aqui encontramos raízes profundas do campo”, elogiou.

Lourenço ressaltou ainda a importância do conhecimento adquirido no curso de beneficiamento primário do leite. “Os participantes aproveitaram o vasto conhecimento do técnico de laticínios Marco Couto, vindo de Minas Gerais, e a ideia é que possam, futuramente, se tornar multiplicadores desse conhecimento para o produtor do interior do Amazonas”, acrescentou.

O curso

Participaram do curso, técnicos agropecuários vindos dos municípios de Autazes, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Presidente Fiqueiredo, Manaquiri, Nova Olinda do Norte, Parintins e Manaus. Três instrutores do SENAR-AM também participaram da capacitação. No período do curso, eles aprenderam diversas técnicas para preparar produtos como bebida láctea, requeijão light, queijo manteiga, queijo minas frescal sem lactose, entre outros.

Para o instrutor da capacitação, Marco Antônio Couto, o potencial da região amazônica é enorme, pelos produtos diferenciados tanto como o queijo manteiga e queijo coalho, quanto pelos métodos de produção únicos encontrados. “Tenho a expectativa de ver o Amazonas no mapa dos produtos com certificado de origem. Aqui temos itens bem característicos e há muito o que se fazer em termos de evolução do segmento de beneficiamento leiteiro. É um ramo em que é preciso paciência para avançar, mas o potencial é enorme”, avaliou.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h