SENAR-AM realiza PS de Alimentação Alternativa para comunitários em Manacapuru

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro, moradores da comunidade São Raimundo, em Manacapuru receberam o treinamento de Alimentação Alternativa do SENAR-AR/AM, que faz parte das Ações de Promoção Social (PS) da instituição. Os treinamentos da área de PS possuem enfoque educativo e possibilitam ao trabalhador, ao produtor rural e às suas famílias a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais, favorecendo assim uma melhor qualidade de vida e participação na comunidade rural.

A capacitação em alimentação alternativa, especificamente, é voltada para famílias rurais e visa o aproveitamento dos alimentos e de seus nutrientes, introduzindo outras opções no cardápio diário, evitando o desperdício e favorecendo a economia doméstica.

Em Manacapuru, o encontro de três dias foi realizado no Clube de Mães do Município e envolveu 15 participantes pertencentes à famílias de produtores rurais. Receitas com cascas de frutas de legumes, como jerimum e banana deram origem à farofas e arroz colorido e sobras de alimentação viraram doces e salgados.

Para a instrutora do treinamento, Maria Reny Cordovil, a experiência é sempre gratificante. “É bom mostrar para essas pessoas que nada precisa ser desperdiçado e ao mesmo tempo motivá-las a aprender algo novo. Os treinamentos de PS do SENAR são muito importante porque mostram que existe uma preocupação não apenas com o produtor rural e os aspectos técnicos dessa produção. Há também um grande interesse no bem estar e na qualidade de vida da família desse trabalhador rural”, destacou.

Em novembro, o curso de Alimentação Alternativa já passou pela Vila do Careiro da Várzea, entre os dias 21 e 23 de novembro. A área de Promoção Social também realizou neste mês, cursos de Artesanato de Materiais Recicláveis e de associativismo.

Promoção Social

O programa de Promoção Social do SENAR promove socialmente produtores, trabalhadores rurais e suas famílias, desenvolvendo atividades que proporcionam conhecimentos, troca de experiências e reflexão crítica. Por meio das atividades, os participantes conscientizam-se de seu poder ativo como transformadores da vida em comunidade e constroem uma autoimagem positiva. Essas atividades resultam na elevação da autoestima e descoberta de aptidões pessoais e sociais que ajudam a ampliar a renda familiar e melhorar a qualidade de vida.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h