Jovens representam o Amazonas na etapa final do CNA Jovem 2016

No último final de semana, na sede do Sistema CNA/SENAR em Brasília, foi realizada a última etapa da edição deste ano do CNA Jovem – Liderando o agro. O programa contou com 79 jovens de todo o Brasil, que construíram projetos para propor soluções para os desafios da agropecuária brasileira.

Os jovens Jean Mendes, de Boa Vista do Ramos, Rodrigo Guimarães, de Manaus e Breno Penha, de Parintins, (na foto, da esq. para a direita) foram os representantes do Amazonas, na etapa nacional, após vencerem a etapa estadual, em junho deste ano, na sede do Sistema FAEA/SENAR –AM.

Depois de serem selecionados entre onze participantes pelos avaliadores do SENAR-AM, eles seguiram para uma rotina de encontros em Brasília, onde puderam desenvolver seu potencial em liderança e aprimorar propostas para o agronegócio de seus municípios e Estado.

“Para mim foi uma experiência única e gratificante porque além de apresentarmos as particularidades do Estado e representar nossos produtores rurais, eu pude representar meu município (Boa Vista do Ramos), mostrar as potencialidades e os planos que podem ser traçados”, comentou o tecnólogo de pesca e instrutor do SENAR-AM, Jean Mendes.

Com o projeto que defendeu em Brasília – criação de uma associação para fortalecimento da produção rural – Jean conta que agregou conhecimentos que o permitiram ter uma base maior sobre liderança em agronegócio.

Outro representante do Estado foi o engenheiro agrônomo, Rodrigo Guimarães, de Manaus. Para ele, foi uma oportunidade de conhecer profissionais de todo o País e formar uma Network (rede), que envolve não apenas pessoas ligadas à ciências agrárias, como a outras áreas. “Entre os selecionados tinham administradores, advogados e até designers de games, todos trazendo contribuições importantes”, relembrou.

O programa

Os participantes da 2ª edição do CNA Jovem têm entre 22 e 30 anos. Eles representam 21 estados e o Distrito Federal com seus projetos de liderança aprovados na etapa estadual. O foco do programa é preparar jovens do meio rural de todo o País para impulsionar o setor empresarial rural. Os encontros realizados trataram sobre propósito de liderança, diferencial do líder e empreendedorismo.

A carga horária total do processo de desenvolvimento foi de 224 horas. Os três primeiros colocados, escolhidos democraticamente pelos próprios participantes, foram os representantes dos Estados de Roraima, Rondônia e Rio Grande do Norte. Eles ganharam uma viagem de 12 dias para a Nova Zelândia, em março de 2017, e um curso presencial de inglês.

“Apesar de não termos ficado entre os premiados, nos sentimos bem representados pelos nossos amigos do Norte – Roraima e Rondônia – que venceram. Para nós é importante ver uma região como a nossa, que ainda não tem muita tradição no setor agropecuário se destacar em termos de liderança”, ressaltou Rodrigo.

O presidente do Sistema FAEA/SENAR, Muni Lourenço, viu a participação de Breno, Jean e Rodrigo na última etapa do Programa CNA Jovem com muita satisfação e mérito para o Amazonas. “Eles representaram de forma exemplar a força e a capacidade da juventude rural amazonense. Além disso todos os nossos três representantes na etapa nacional bem como os demais que fizeram parte do Programa no Amazonas tanto na 1ª como na 2ª edição do CNA Jovem compõem um conjunto de lideranças joviais absolutamente capazes de se destacar no contexto social, econômico, classista e do empreendedorismo rural”, pontuou.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h