FAEA homenageia empresários do setor rural na premiação da ‘Ordem do Mérito Agropecuário 2016’

Em clima de festa, a cerimônia da Ordem do Mérito Agropecuário do Amazonas 2016 foi marcada por grandes homenagens nesta quinta-feira (20). Promovida pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), a solenidade, que é realizada a cada dois anos, homenageia personalidades do empreendedorismo rural, que por meio de suas trajetórias e inovações tecnológicas empregadas no exercício de suas atividades contribuem para o progresso do setor primário, tanto no Amazonas quanto no resto do País.

Nesta edição do evento, seis empresários do segmento rural foram escolhidos por sua relevância para o setor. Na abertura da solenidade o presidente da FAEA, Muni Lourenço da Silva Júnior, enfatizou que a iniciativa da Federação existe no intuito de premiar o talento e a dedicação de produtores e empresários rurais que empreendem grandes ações no Estado, a despeito dos desafios.

“Esses empresários servem de espelho para a atual e futuras gerações e apontam, sem duvida, que existe um promissor futuro para o setor primário amazonense. O mérito agropecuário da FAEA quer dar o justo reconhecimento de valorização à classe rural, divulgando o árduo trabalho de obstinados empreendedores de nossa terra”, ressaltou.

Destaques

Entre os homenageados da noite, o empresário Sérgio Vergueiro recebeu a comenda na categoria agroindústria por sua trajetória no extrativismo. Ele comanda o cultivo da castanha extensiva no Estado, com mais de 1,5 milhão de árvores plantadas, o que possibilitou a criação da Econut, marca de castanhas orgânicas, 100% amazônicas.

O proprietário da Fazenda São José, em Presidente Figueiredo, José Mário de Oliveira Resende, foi agraciado na categoria pecuária, por seu desempenho na criação de gado leiteiro no Estado. A fazenda é referência em melhoramento genético animal, através do uso de técnicas como inseminação artificial e fertilização in vitro no rebanho com predominância da raça Girolando.

O piscicultor, Luiz Elder Bonfá, foi homenageado pela aplicação de tecnologias modernas na criação de peixes, feitas em conjunto com a Embrapa. Sua propriedade em Rio Preto da Eva produz cerca de 400 toneladas de tambaqui por ano.

Na categoria agricultura, foi a vez de Edney Marques, proprietário da Fazenda Santa Rosa, receber a comenda. Ele vem empregando processos sistemáticos de melhoria no cultivo, o que já lhe rende uma produção média de 800 toneladas de limão por ano, 1.800 toneladas de laranja e 900 toneladas de tangerina.

O engenheiro agrônomo, Jônadan Min Ma, que atua no triângulo mineiro foi lembrado na categoria ‘menção honrosa’ por sua importância para o segmento rural e por influenciar empresários do meio com suas práticas positivas empregadas em suas propriedades.

Mérito Agropecuário Eurípedes Lins

Porém, o grande homenageado da noite foi o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins Silva Júnior. Ele recebeu a maior comenda concedida pela Federação – a medalha da Ordem do Mérito Eurípedes Lins por sua trajetória de sucesso e sua contribuição para o segmento agropecuário do País.

O empresário, que tem mais de 50 anos de experiência na atividade pecuária no Estado da Bahia, ocupou importantes cargos antes de chegar à presidência da CNA, como a presidência da Associação Baiana de Criadores (ABAC) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), sempre carregando consigo uma grande sensibilidade às demandas dos produtores rurais.

Na ocasião, ele recebeu a comenda das mãos da esposa do Doutor Eurípedes Lins, Adelaide Lins e falou sobre a importância do produtor rural. “Tudo começa no produtor rural. Ele tem que buscar uma forma própria de produzir, pela região em que se encontram, pelas particularidades do escoamento de safra. Aqui o rio é local mais adequado para escoar e para produzir também. E todo o resto é um grande desafio. Esse contexto faz com que a Amazônia, aos poucos, vá encontrando, por meio de seus produtores, sua forma própria de impor, perante o país como grande produtora de alimentos”.

Termo técnico

Além da premiação, a cerimônia foi marcada, ainda pela assinatura de um Termo de Cooperação Técnica que prevê a implantação no Amazonas dos programas Pró-Genética e Pró-Fêmeas. O objetivo é intensificar o processo de melhoramento genético do rebanho amazonense, a partir da facilitação do acesso de produtores rurais do Estado a animais de genética superior. A intenção é que este programa proporcione melhoria da produtividade pecuária e incremento da renda das famílias rurais.

Assinaram o documento que será encaminhado ao Ministério da Agricultura, o presidente da FAEA, Muni Lourenço, o secretário de Estado da Produção Rural, Sidney Leite, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Girolando, Jônadan Min Ma, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária Florestal do Estado do Amazonas (ADAF), Hamilton Casara e o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (IDAM), Edimar Vizolli.

Assessoria de Comunicação Sistema FAEA/SENAR AR-AM

Juliana Geraldo

(92) 3198-8414 / 98157-3527

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h