Agricultores do Ramal do Pau Rosa recebem certificação do SENAR-AM

Famílias de agricultores que vivem e mantêm suas atividades no Ramal do Pau Rosa, Km 21 da BR-174, receberam certificação, após o treinamento em Administração Rural, ministrado entre os dias 20 e 23 de setembro na Escola Municipal Neuza dos Santos Ribeiro.

A ação foi resultado de um Termo de Cooperação entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Regional Amazonas (SENAR-AM) e a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad). Durante o curso, os alunos tiveram acesso à ferramentas de formação de preço, estocagem e comercialização no varejo e no atacado.

Na aula inaugural da primeira turma, estiveram presente as equipes Técnicas das referidas Instituições bem como seus representantes. Na oportunidade a Superintendente do SENAR-AR/AM,Jeyn’s Alves, destacou a importância da parceria firmada, evidenciando esforços recíprocos para desenvolver o treinamento, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento do Setor Primário na área rural de Manaus.

A secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, agradeceu a equipe do SENAR-AM por aceitar o pedido na qualificação das famílias agricultoras que vivem na zona Rural. “Estamos felizes por cumprir uma das missões da secretaria que é levar conhecimento aos microempreendedores ou àqueles que buscam ter essa qualificação para aprimorar seus negócios”, disse.

A parceria entre SENAR-AM e Semtrad previu a realização de quatro turmas do treinamento, com carga horária de 12 horas, no período de setembro a dezembro deste ano, na Zona Rural de Manaus. A segunda turma inicia no dia 26 de setembro, a terceira no dia 7 de novembro e a quarta e última no dia 11 de novembro. Os locais serão divulgados, posteriormente, à medida em que forem definidos.

Experiência

A agricultora Antônia Nilda Amorim dos Anjos, 58, soube do curso por meio de uma reunião que participava na escola Maria Adelaide, e avisou para a filha Raquel Cristina Amorim dos Anjos. “Minha filha sempre quis aprender novas técnicas de produção e a participação no curso foi uma importante experiência”, disse.

Como não tinha com quem deixar o filho, Cristina Amorim, resolveu levá-lo às palestras recebendo todo o auxílio dos organizadores. “Tivemos um tratamento excelente por parte dos professores e organizadores e mesmo ao lado do meu filho, consegui obter um importante aprendizado”, afirmou.

Questionada sobre sua visão como empreendedora, Raquel disse que o curso vai lhe ajudar a “sair do vermelho”. “Com este curso eu quero sair do vermelho, quero aprender bastante e poder ensinar também. Tenho dois filhos, quero crescer, evoluir, e deixar uma herança para eles”, concluiu.

Texto: Assessoria SENAR-AM, com informações da Semcom

Fotos: SENAR-AM e Semtrad

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h