SENAR-AM certifica 219 produtores rurais em Rio Preto da Eva

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional Amazonas (SENAR-AM) certificou, nesta segunda-feira (19), 219 agricultores do município de Rio Preto da Eva, a 80 quilômetros de Manaus. A certificação marca a conclusão de duas ações importantes para a região. A primeira, realizada em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/AM), foi a ação do Programa Negócio Certo Rural (NCR), que atendeu 150 propriedades rurais, no total de 205 participantes.

O programa proporcionou aos alunos conhecimentos sobre gestão de propriedade rural, através de conteúdos estruturados em cinco encontros, que auxiliam os produtores na melhoria de negócios já existentes ou na implementação de novos negócios. Já a segunda ação, promovida apenas pelo SENAR-AM através da ação de Promoção Social (PS), foi o Curso de Corte e Costura Básico, que contou com 14 participantes.

Para realização das duas capacitações, a instituição teve o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Preto da Eva, responsável pela mobilização dos participantes.

O presidente do SENAR-AM, Muni Lourenço, esteve presente no município e durante a cerimônia de certificação. Na ocasião, ele definiu a educação como uma “mola transformadora” e disse que, no caso da produção rural, iniciativas de capacitação são ainda mais importantes.

“Rio Preto da Eva é uma cidade quase que exclusivamente rural é próxima à capital amazonense. É preciso que as pessoas daqui estejam capacitadas para aproveitar as oportunidades de abastecer Manaus. Desejamos que o recurso que hoje vai para Estados como o de Goiás, por causa da importação de itens alimentícios, possa no futuro ser destinada para localidades como Rio Preto”, detalhou.

O presidente também destacou a parceria com o sindicato do município. “O bom entendimento entre os sindicatos rurais e a Federação é um dos fatores que nos permitem realizações como esta. É essa união da classe que pode garantir um setor rural cada vez mais organizado, beneficiando quem mais precisa: os produtores”, defendeu.

Sem intermediários

A produtora rural, Iracilda dos Santos, que vive na comunidade do Cafezal, em Rio Preto da Eva e trabalha no cultivo de flores e plantas ornamentais, foi uma das participantes do Programa NCR. Segundo ela, uma boa capacitação pode resolver diversos problemas como o de comercialização dos produtos em Manaus.

“Queremos aprender mais para saber como produzir melhor e como fazer com que nossas flores sejam comercializadas em diversos lugares em Manaus, de preferência, sem intermediários, porque aqui ficamos ‘escondidas’. Só quem nos conhece é que vem comprar”, relatou.

Iracilda e outras agricultoras receberam homenagens durante o evento por suas atuações no município e importância de seus trabalhos para a atividade rural local e a comunidade.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h