Programa CNA Jovem vai desenvolver novas lideranças para o Brasil

  1. O velejador e escritor Amyr Klink conversou com os jovens no primeiro encontro do CNA Jovem Nacional


A embarcação do CNA Jovem começou a sua segunda travessia no vasto mar do Agro sob o comando do experiente capitão Amyr Klink. O navegador, conhecido por suas viagens oceânicas e pela vasta experiência no continente antártico, foi o primeiro palestrante da edição nacional do programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que acontece neste final de semana, em Brasília.

Klink surpreendeu a todos demonstrando que também tem ligação com o setor rural. Ele revelou que o seu pai era produtor rural e que ele trabalhou por mais de uma década na produção de leite de búfalos e com o cultivo de feijão e milho. “Foram os anos mais difíceis da minha vida, mas muito do que sou hoje aprendi com aquela experiência. Muito se fala sobre tecnologia, mas, na verdade, tecnologia é a capacidade de usarmos bem o conhecimento que temos. Precisamos aprender com quem faz, fazer e sempre lembrar que o trabalho em equipe pode nos levar ainda mais longe”.

Com o foco de desenvolver lideranças e impulsionar a carreira de jovens líderes, o CNA Jovem reúne 81 jovens de 21 estados e do Distrito Federal na sua etapa nacional. A principal novidade dessa edição – a realização de uma fase estadual prévia para a pré-seleção dos participantes – foi um dos aspectos destacados pelo secretário executivo do SENAR, Daniel Carrara, na abertura do primeiro encontro presencial. De aproximadamente 480 jovens que participaram dessa etapa, ele ressaltou o empenho e a qualidade do grupo restrito que chegou na fase nacional. Daniel também lembrou a relevância do setor agropecuário para a economia brasileira e a responsabilidade que os participantes do CNA Jovem terão nesse contexto.

“Precisamos de pessoas para ocupar os espaços de liderança que existem. Somos o único setor superavitário, que continua empregando e segurando a economia do Brasil. Isso aumenta a nossa responsabilidade. É para isso que vocês estão aqui. Para representar esse mar de cinco milhões de produtores que existem em todas as esferas. Nosso setor está na crista da onda e queremos mais surfistas para surfar essa onda”, afirmou.

De acordo com o secretário executivo, os jovens precisam identificar em qual vertente de liderança eles se enquadram – política, sindical, acadêmica, institucional ou empresarial – e a partir disso contribuir para que o setor seja respeitado e tenha o lugar de destaque que merece. Daniel Carrara também anunciou a premiação desta edição: uma viagem de 12 dias para a Nova Zelândia, em março de 2017, e um curso presencial de inglês para os três primeiros colocados.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mário Schreiner, salientou as transformações que o setor teve nas últimas décadas tornando-se o “mais dinâmico e competitivo do mundo”. Ele observou o privilégio dos jovens que estão participando do programa e disse que todos precisam se empenhar para a mudança de pensamento que se estabeleceu no Brasil.

“Estamos num momento de repensar algumas coisas no nosso País. Hoje as pessoas só acham que têm direitos. Direitos são importantes, mas precisamos desenvolver os nossos deveres também. Além de serem lideranças nos seus sindicatos, federações e instituições, precisaremos corrigir alguns erros que a nossa sociedade vem cometendo e combater a corrupção endêmica que se espalha pelo Brasil”.


Assessoria de Comunicação do SENAR

Fotos: Wenderson Araújo

(61) 2109-4141

www.senar.org.br

www.facebook.com.br/SENARBrasil

www.twitter.com/SENARBrasil





Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h