SENAR Realiza Cursos Profissionalizantes do PRONATEC Para Produtores Rurais de Presidente Figueiredo

O presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-AR/AM, Muni Lourenço, participou na tarde desta quarta-feira (27) do encerramento do curso de Horticultor Orgânico do Programa Pronatec, em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) situado no Projeto de Assentamento Rio Pardo. Na ocasião estava presente a superintendente do SENAR, pedagoga Jeyn´s Alves, o assessor Marcos Pinheiro, o presidente do Sindicato Rural de Presidente Figueiredo, Leonardo Mississipe, o vice - prefeito de Presidente Figueiredo, Jari Dutra, o gerente da unidade do IDAM, Luiz Aldiney, o Secretário Municipal de Produção Rural Jean Barros e o presidente da comunidade Eleonildes Fernandes.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vem buscando ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional aos trabalhadores, jovens e beneficiários de programas de transferência de renda. Os cursos foram realizados na escola municipal Zita Gomes com as disciplinas de apicultor (criação e manejo de abelhas) e horticultor orgânico (hortaliças sem agrotóxico), são os primeiros cursos do Programa Pronatec/Senar ministrado na comunidade, que beneficiaram cerca de 40 produtores rurais.

O presidente Muni Lourenço, destacou a importância dos produtores estarem no município e usufruir dos cursos oferecidos pelo governo federal, através do Pronatec em parceria com o SENAR. Segundo ele, “os cursos profissionalizantes promovidos pelo SENAR no âmbito do PRONATEC proporcionam aos produtores rurais participantes a perspectiva de ampliação de conhecimento técnico na atividade e sobretudo a oportunidade de condição concreta de melhoria de renda e qualidade de vida da família rural. Além disso, especificamente em relação a produção orgânica, poderão os produtores rurais agregarem valor a seus produtos, pois existe um grande mercado para esses produtos, inclusive na capital amazonense”.

Para a engenheira agrônoma e instrutora do Senar Michelle Isabelle Oliveira, o diferencial deste curso de horticultor, é o cultivo orgânico, “A maioria dos alunos são produtores com cultivo tradicional, eles sentiram a necessidade de aprender mais sobre a horticultura orgânica e hoje eles já até pensam em formar uma cooperativa,” disse.

E ainda garante que os tipos de materiais usados nas aulas práticas são naturais, livre de defensivos agrícolas, como o preparo da horta, esterco, areia entre outros.

Para o diretor da escola Zita Gomes e aluno Gilvandro Alves, o Programa Pronatec através do apoio dos representantes dos órgãos Faea/Senar possibilita pessoas simples da zona rural a serem grandes empreendedores. “Como professor, agricultor foi muito importante o curso de horticultor, chegou para reforçar, adquiri técnicas de aprendizado que eu desconhecia e agora vou utilizar na minha produção também,” concluiu.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h